sábado, 28 de fevereiro de 2009

VOLTEI!
Depois de quatro vezes no Rio de Janeiro pergunta-se se é desta que eu me fartei daquilo. Finalmente vi tudo e já não há motivo para voltar???
NÃO!!!!
Já fui a várias cidades no Brasil. Gostei de todas (bem, de Maceio nem por isso), em especial de Salvador e Paraty. Nunca tinha ficado tantos dias no Rio, das outras vezes dividi-o com outras cidades. Desta vez, apesar de ter regressado a Petrópolis, fiquei sempre no RJ. É uma correria constante. Nunca dá tempo para se fazer tudo. É a única cidade na qual me via a viver. Já conheço algumas, muitas que adorei mas que não me via lá muito tempo. O RJ é diferente.
Gosto daquilo porque sim, porque não se esgota em monumentos e coisas que depois de vistas, estão vistas.
Gosto:
- da feira hippie
- de casquinhas (mistas) da lanchonete da Praça General Osório
- de ver a praia de Copa, do forte de Copacabana
- do Pão de AçucarP1040197
- de ir ao teatro


- da Praça General Osório
- de fazer a Avenida Niemeyer no sentido Barra-S. Conrado–Leblon
- de Viradinhos de Banana da Confeitaria Colombo
- de Ipanema
- da Confeitaria Colombo
- do Museu Nacional (Quinta da Boa Vista)
- da casa da Marquesa de Santos (Museu do I reinado) que é uma pena estar ao abandono e, por isso, a degradar-se :(
- do Shopping da Gávea e do Barra Shopping
- de comprar coisas na praia
- da Rua Visconde de Pirajá
- dos postos 8 e 9 da praia de Ipanema
- de Tapioca recheada com doce de leite e banana
- de Salsichas grelhadas compradas na rua 
- de Espetinhos de carne grelhados na rua
- de Caipirinhas
- do sotaque
- da confusão nas ruas na altura do Carnaval
- do Centro do Rio
- do Bondinho de Santa TeresaP1030465
- de Santa Teresa
- dos Arcos da Lapa
- de olhar para a cidade quando estou no mar, na praia de Copacabana
- do Morro dois irmãos
- da Pedra da Gávea
- de sucos de mangaP1030701
- de feijoada
- de passear no calçadão
- de picolés da Itália comprados na praia
- da entrada do Jardim Botânico
- do calor
- da praia do Pêpê
- de acordar às 6 da manhã e fazer tempo para ir para a praia
- da Totem
- da Prainha
- do mar
- de Esfhias
- de Quibe com lima
- de Picanha no rechaud no restaurante Garota de Ipanema
- de andar de bicicleta à volta da LagoP1030981Aa Rodrigo de Freitas
- de ver o pôr-do-sol do Arpoador
- da Baía de Guanabara
- das drogarias
- do Copacabana Palace (onde irei dormir um dia)
- de ficar num apartamento em Ipanema, em vez de hotel e em vez de Copacabana
- …
O que falta fazer? Muitas coisas. Exemplo: saltar de Asa Delta da Pedra da Gávea…
BEIJOS E ABRAÇOS

18 comentários:

Sanxeri disse...

Nunca senti grande fascinio por esse país, por achar que deve ter pouco de historico (o que pode ser burrice minha). Gosto de museus, de igrejas, de muralhas, de coisas velhas... e nada como a velha Europa para me dar o que procuro.

Mas essa descrição deu-me uma vontade... hum!

ANDARILHO disse...

P/ Sanxeri:
Eu acho o contrário. Eu que não sei nada de história de Portugal porque sempre me deu seca a disciplina, a única parte que sei de cor e salteado é a partir do período em que o D. João para lá foi...

Eu acho a Europa "mais do mesmo". Actualmente não há grandes diferenças com Portugal. Vou deixá-la para quando for velho, só Londres é que quero ver proximamente.

Bj

'C. disse...

eu sei que sim ! mas ha coisas que sao exageros. eu tenho 19 anos, for god sake ! por ele ficava todos os dias fechada em casa e quando saio é um grande escandalo e isso,desculpa, eu nunca faria a um filho!

muito bem, de volta.. (quem me dera ahah).. o blog todo com um ar brasileiro... faz-me lembrar a musica Garota de Ipanema :)

Bj

Ana GG disse...

Comentário bajulador:
Uau...deve ser lindo! "Legal pra você" poder lá ter ido 4 vezes.

Comentário critico: "Gosto daquilo porque sim, porque não se esgota em monumentos e coisas que depois de vistas, estão vistas."...coisas que depois de vistas estão vistas!!!?????...se estão vistas para quê lá voltar? Não percebi muito bem :S Se dissesses coisas que apesar de vistas dão vontade de voltar a ver...aí já percebia.

no "gosto de..." devias acrescentar: - provocar inveja ao pessoal.

assinado: uma gaja roída de inveja

ANDARILHO disse...

P/ ´C.:
Há coisas que só vamos perceber quando formos pais...

Pois o blog está a dar com o ainda estado de espírito. :)

Beijos

ANDARILHO disse...

P/ Ana GG:
Pois mas foi mesmo o escrevi que queria dizer. A cidade NÃO SE ESGOTA em monumentos e em coisas que depois de vistas, estão vistas. Se não se esgota nessas coisas, dá vontade de lá voltar. Os teatros mudam de peças, como sabes eu nunca me farto de praia, contiuo a gostar de passear no calçadão, ...

Berlim por exemplo esgota-se em monumentos (não há muito mais coisas). O Muro ficou visto, o museu dos judeus ficou visto, etc. e não há razão para lá voltar.

Quando resolvi escrever porque gosto de lá ir foi para desmistificar um pouco a ideia que as pessoas têm do RJ que basicamente se resume a violência/assaltos e praia.

Beijos ó desaparecida! :)

kitty disse...

Eu adoro a Europa!!! Acho que não há nada como a Europa, apesar de ainda não ter ido à América do Norte nem à Austrália, mas pelo que conheço dos outros continente acho a Europa a mais bonita de todos. Acho que nãos e esgota em nada, acho que não há nada como beber uma Guiness num pub em Londres, como passear à beira do Sena, ou comer um gellatti em frente ao coliseu. Mas por outro lado sair da Europa faz bem, conhecer culturas completamente diferentes, e outras gentes. Curioso que já há algum tempo que gostava de ir ao Rio de Janeiro, é mesmo a cidade que acho que deve ser a mais bonita do Brasil, no entanto, acho que deve haver alguns contratempos em irem apenas 2/3 pessoas. Já agora manda um mail a contar se é seguro ir-se sozinho, se foste em grupo, como é a cidade em termos de transportes. Thank's (fixedwords@gmail.com) Ah e adorei as fotos, só aumentou a minha vontade de conhecer a cidade.

ANDARILHO disse...

P/ Kitty:
Eu respondo-te ao comentário no mail mais à noite.
Eu conheço alguma da Europa e não foi num tom depreciativo que me referi utilizando a expressão "mais do mesmo". Ando doido para ir a Londres, por exemplo.
Beijos

bé disse...

Mais uma vez,fico com o bichinho de ir ao Rio...
Além de perceber todo o teu entusiasmo,acho que o RJ é tudo o que disseste e muito mais,não é á tôa que lhe chamam,cidade maravilhosa!
Quanto ao facto de grande parte das pessoas,só verem o Rio como uma cidade bastante perigosa,acho mesmo que o que poderá acontecer é estarmos no sitio errado á hora errada,pois também já estive no Brasil e tenho a dizer que me senti sempre segura e em plena descontração,quer fosse de dia ou de noite.
No entanto após o meu regresso,uns quinze dias depois,vi nas noticias que um autocarro de turistas,na zona onde eu tinha estado ,Porto Seguro (Baía),tinha sido assaltado,enquanto lá estíve simplesmente achei aquilo segurissimo...
Espero um dia,ver aqui publicado,que andaste de asa delta lol.
Bjs

Madame Butterfly disse...

Andarilho, acho que cometeste a proeza de me convencer a voltar ao Brasil.Já desconfiava que o Rio de Janeiro pudesse ser cidade para mim...agora fiquei com quase a certeza.

Sou quase doutorada em Londres, sem dúvida a minha cidade europeia favorita. Se precisares de umas dicas, é só pedir. Já perdi a conta ao número de vezes que lá fui...e descubro sempre algo de novo.

ANDARILHO disse...

P/ Bé:
Eu acho que esta é sim uma cidade que vale a pena conhecer.
Quanto à violência no Rio é uma coisa que raramente me sai da cabeça quando lá estou. É certo que actualmente evito os lugares onde a frequência de assaltos é maior mas, de qualquer modo, sei que não estou tão seguro como estive na Baía ou em Pernambuco. Até mesmo em Búzios, Petrópolis ou Paraty, que são perto do RJ, a segurança é outra.

:)

Bjs

ANDARILHO disse...

P/ Madame Butterfly:
É isto que escreveste no comentário que eu acho giro. Haver cidades que vamos e voltamos vezes sem conta sem nos fartarmos. Outras, lindas de morrer mas que bastou uma ida para ficarmos com a sensação de visto.
Vou pedir-te dicas sim, só preciso de decidir quando vou. Tenho 3 ou 4 destinos em mente para os tempos mais próximos e Londres é um deles.

Bjs

Kika disse...

O teu "gosto" parece-me pouco expressivo. Assim meio para o xoxo.
Não quereras corrijir e pôr amo de paixão? Eu sei que a expressão é minha mas tens licença para a utilizar.

Não precisa agradecer, sou generosa mesmo.

melocoton disse...

Já te estou a ver a ir viver para lá....adoro a ideia. Pode ser que isso me convença a ir visitar-te.
bjs

ANDARILHO disse...

P/ Kika:
Agradeço, mas não corrijo. O dizer gosto é mais simples. Simples é chique. Eu sou chiquérrimo. Percebeste??? Brilhante associação de ideias a minha. Eu próprio, no início nem tinha percebido que se ia chegar a esta conclusão. Gostei de responder a este comentário. Aprendem-se muitas coisas sobre nós!!! :):)

Bj

ANDARILHO disse...

P/ melocoton:
O pior é receber aquele ordenado de professor... Parece-me é que vou passar lá a reforma. Acho mais provável esta segunda hipótese...

Bjs

JS disse...

Quatro vezes?!?

Eu nenhuma! E vou ter de esperar uns tempos! Também quero ir à Bahia e S. Paulo...


Um abraço*

ANDARILHO disse...

P/ JS:
Esperar para quê??? Mete-te já na net à procura de bilhete. ;)

S. Paulo não conheço, da Bahia conheço Salvador e também um sitio a ir.

Abr