quarta-feira, 15 de abril de 2009

EQUILÍBRIO
Eu tenho um ponto de equilíbrio, uma zona de conforto, de bem-estar e de segurança. Acho que não foi fácil, ou pelo menos rápido, consegui-lo. Nesse ponto de equilíbrio sinto-me bem e sou feliz. Às vezes, sem procurar, alguma coisa altera-o e faz-me afastar para outra zona. Claramente fico longe do meu ponto de equilíbrio, ainda que por uma razão que me é agradável. Hoje de manhã senti desconforto, uma necessidade de me reajustar, de transportar essa linha de equilíbrio para a minha posição actual. Equacionei também a hipótese de seguir o caminho mais fácil, recuar até à minha antiga zona de conforto. Nesta altura ainda consigo fazê-lo, mas não quero. Desta vez não quero porque acho diferente. Daqui a pouco tempo esse mesmo sitio onde anteriormente me sentia feliz irá causar-me a sensação de quase-vida, de meio-termo e, consequentemente, de desequilíbrio. É esperar para ver. De repente aquilo que me era suficiente deixará de o ser e arranjarei um novo ponto de equilíbrio.
À pouco a minha filha, no meio da inocência dela, questionou precisamente este meu comportamento. Não gosta que eu recue sempre que me afasto muito.
BEIJOS E ABRAÇOS

12 comentários:

JS disse...

E o mais difícil é que na vida andamos quase sempre sem rede..

Madame Butterfly disse...

Precisava de um ponto de equilíbrio desses. Mas devo ser uma desiquilibrada crónica...

ANDARILHO disse...

P/ JS:

Pois é, mas quando temos rede não nos faz falta ponto de equilíbrio, a rede acaba por funcionar como porto-seguro.

Bj

ANDARILHO disse...

P/ Madame Butterfly:

Todos nós o temos. Tu já tiveste, saiste de um e agora vais arranjar um novo...

bé disse...

Essa tua forma de equilibrio,é bastante curiosa,não é que eu seja desiquilibrada,mas também não consigo fácilmente ter o dito conforto,mas por outro lado o equilibrio que consigo obter proporciona-me o bem estar e consigo ser feliz,sinto-me bem,mas o conforto não é tão fácil assim...
Terei que fazer mais um esforço,afinal tu dizes que também levaste algum tempo até conseguires.
Bjs (equilibrados)q.b

JS disse...

Mesmo com rede, temos de ter equilíbrio. A rede não é para cair, é só para sabermos que temos o direito de cair.

Madame Butterfly disse...

Andarilho, quando digo que preciso de um ponto de equilíbrio refiro-me a um equilíbrio pessoal, meu e só meu, que não dependa de ninguém. Esse sim, nunca encontrei...mas não desistirei!:)))

Anónimo disse...

O esquilíbrio serve para isso mesmo: para ser desequilibrado. O mesmo se passa com o desequilíbrio: devemos tentar equilibrá-lo. A isto chamamos de isostasia, penso eu de que... Mas o prof. és tu... (gosto de me desequilibrar e equilibrar contigo e de te equilibrar e desequilibrar)

*

ANDARILHO disse...

P/ Bé:

No meu entender, se me sinto equilibrado, sinto-me confortável. Se estou desconfortável não me sinto equilibrado...

Beijos

ANDARILHO disse...

P/ JS:
É claro que a rede não é para cair mas quando nos sentimos seguros não se questiona sequer a existência ou não de rede. Quando não estamos no nosso ponto de equilíbrio é que sentimos necessário a presença da rede para uma eventualidade... Não é?

ANDARILHO disse...

P/ Madame Butterfly:
É também a esse equilibrio que eu me referia quando escrevi o post. De qualquer forma a presença/perda de uma pessoa pode provorcar-nos desequilíbrio. Quando te sentires equilibrada e por isso auto-suficiente, o aparecimento/desaparecimento de outra pessoa vai causar necessariamente um reajuste a esse ponto de equilíbrio. Quando perdemos alguém o primeiro impulso será reavê-la esquecendo as partes más e valorizando aquilo que nos dá boas recordações. Quando aparece alguém, embora de outra forma, também nos desequilibra.

ANDARILHO disse...

P/ Anónima:
Não acho que o equilíbrio deva servir para o desequilibrar embora também ache que não podemos estar com palas nos olhos impedindo deste modo modificações no nosso estado de bem-estar. Acho também (muito acho eu, não é???) que tu não gostas lá muito (odeias) quando me sentes semi/médio desequilibrado. Digo eu, sei lá porquê... LOL
Resumindo, eu sei que sou um gajo que dá trabalho. Eu sempre disse isso... ;)

Beijo