segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Até há pouco tempo atrás achava que este blog me definia. Os meus amigos liam-no e reconheciam-me de imediato. Muitos até diziam que quando liam os posts era como se me estivessem a ouvir a falar. Claro que até eu próprio dizia que não era só isto que aqui estava escrito, que muitas das coisas que se passavam comigo não eram aqui descritas, que eu sempre tive a consciência de que estava a ser lido e por isso mesmo não escrevia com a ligeireza que poderia utilizar se se tratasse de uma escrita anónima, etc. Dizia e sabia isso tudo. Mas depois achava na mesma que as pessoas desconhecidas quando me liam acabavam por ter uma ideia de como eu era, pois achava eu que se percebia perfeitamente o meu estado de espírito em situações variadas, porque por vezes não escrevia só parvoíces e expunha-me sem me chatear com o facto de ser ou não ser lido (muito poucas) e porque muitas das minhas opiniões em relação a coisas do dia-a-dia estavam aqui escarrapachadas, para quem quisesse ler.
Há uns dias atrás uma amiga, também blogger, que não me conhece pessoalmente, dizia que me imaginava como o tio dela e até me perguntou se eu gesticulava muito enquanto falava. Respondi que sim, o que veio confirmar também as minhas parecenças com o tio. Nessa altura fiquei a pensar que ela não me conhece como julga e que de certeza também não terei nada a ver com o tio. Mas este tipo de pensamento é igual em todos nós quando quando lemos um blog. Quando não há a cara para o humanizar, associamos de imediato a escrita a uma pessoa qualquer que conhecemos e que diria ou faria exactamente aquilo que está ali escrito. Se a pessoa não tiver foto, mas apresentar uma descrição sua no meio de um post, nós arranjamos maneira de reorganizar o pensamento e rapidamente a passamos a associá-la a outra, que na nossa cabeça será igualzinha. No meu caso a imagem não é problema porque fotos minhas existem aos montes por aqui, basta procurar. Deste modo torna-se ainda mais fácil ficar-se com a ideia de como eu sou e com a estranha sensação que me conhecem perfeitamente.
Hoje não acho nada disto.
Hoje acho que a ideia que tenho dos autores anónimos cuja leitura sigo com alguma frequência não se aproxima minimamente da realidade. Já conheci alguns e não têm nada a ver com a ideia que tinha deles. Também tenho amigos bloggers e muitas vezes não os revejo na escrita. Do mesmo modo, hoje tenho a certeza que o meu blog não me define. Tenho aqui muitas coisas escritas que quando são lidas por pessoas que não me conhecem pessoalmente, facilmente me enquadram num estereótipo que não tem nada a ver comigo.
Beijos e Abraços

11 comentários:

' Claudjinha disse...

Como estudante de psicologia (cof, cof) posso dizer-te que, apesar de não ser pro nenhuma, é super normal e já foram feitos inúmeros estudos acerca das associações mentais que as pessoas fazem seja do que for (neste caso, dos bloggers). é inconsciente (ou quase), porque temos "medo do desconhecido", precisamos saber com quem estamos a lidar, e se não soubermos, isso causa desconforto psicológico, por isso tendemos sempre a definir a pessoa na nossa cabeça de uma determinada forma e, muitas vezes, associá-la a estereotipos. se for semelhante a alguém que conhecem, melhor ainda, sentem-se mais familiarizadas!

eu, pessoalmente, posso dizer-te que já te associei a um estereotipo muito específico (nada de mau), há uns meses atrás (quando te comecei a ler através da Elite) , mas depois a minha imagem mudou completamente. posso dizer-te com segurança que a imagem que tenho de ti agora não se assemelha a ninguém que conheça nem a nada do que pensava antes. és simplesmente um blogger que gosto de ler, único, e isso é bom. quando os bloggers são repetidos entre si, deixo de os ler.

beijinhos

SRRAJ disse...

Já te conhecia antes de te começar a ler aqui, por isso não posso dizer se a forma como te imaginaria, se não te conhecesse, corresponderia à que eventualmente faria de ti.
De qualquer forma, mesmo nos blogues de quem não conheço, nunca me deu para me pôr a imaginar a pessoa por detrás do blogue. Limito-me a ler e a voltar ao blogue com regularidade no caso de ter gostado.
Beijo

Anónimo disse...

Vim aqui só para te dizer que não te vou comentar. Não aguento discriminações!

A tua anónima

JS disse...

A primeira vez que alguém, só por ler o meu blogue, me disse que achava que eu era triste, senti um aperto no coração. Logo eu sempre bem disposta e animada!
Mas percebi que todos tem uma visão diferente de nós. Sou diferente no blogue, da mesma forma que sou diferente no trabalho, ou em casa mas são todas partes de um todo.

Somos um caleidoscópio vemos e somos vistos por diferentes prismas e é esse talvez o verdadeiro fascínio da tal intimidade/cumplicidade com quem nunca se viu.

E por mais que haja fotos, e que durante anos leiam os nossos dias, os nossos medos, alegrias, o nosso dia-a-dia, ninguém nos conhece, da mesma forma que o amigo ou o colega de trabalho conhece só uma parte de nós.

De qualquer forma devem existir imensos tios por essa blogosfera. Mas parece-me que Tios Maneis, são raros tanto aqui como na vida real...quase se pode dizer que qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Um abraço*

ANDARILHO disse...

P/ Claudjinha:

Parece mentira eu concordar com alguma coisa que tenha a ver com psicologia mas de facto concordo quando dizes que as pessoas se sentem mais familiarizadas se a pessoa desconhecida corresponder a algum esteriótipo.
Por exemplo quando leio um livro qualquer que já foi adaptado a filme ou série que já vi, as personagens na minha cabeça terão sempre a cara dos actores que o representaram.

Por acaso eu até acho que sei o esteriótipo no qual me encaixavas quando me conheceste através da Elite. Já é bom saber que já não o tens associado a mim (embora também saiba que não era mau)

bj

ANDARILHO disse...

P/ SRRAJ:

Pois mas isso vai ao encontro daquilo que eu digo no início do post. Como me conheces acabas por me imaginar a escrever ou dizer o que encontras aqui escrito e parece-te natural.

Bj

ANDARILHO disse...

P/ a minha anónima:

Não sei o que será pior, se o facto de eu não te responder a um comentário se ver um meu apagado por causa de um post teu que publicas e apagas e voltas a publicar. Estamos quites.

ANDARILHO disse...

P/ JS:

Isso tudo para dares o dito por não dito e dizeres-me na cara que afinal de contas já não me achas parecido com o tio manel? É que apesar de tudo eu sabia que gostavas do tio manel e apesar de me achar diferente semprre gostava da tua ilusão. Estragaste tudo! TUDO!

(E tens razão, cada um de nós apresenta várias facetas para cada uma das pessoas com quem se relaciona. Por vezes deliberadamente, outras são só os outros que se fixam numa ou noutra característica que consideram que nos caracteriza).

Beijos

Anónimo disse...

Agora que comentas condignamente na minha casa, posso assegurar-te que estás perdoado.

Ainda bem que neste momento sentes que o teu blogue não te define... :)

Um beijo para ti

A tua anónima

ANDARILHO disse...

P/ a minha anónima:

Muito bom. Comentário às 5.51h da manhã para dizer que estou perdoado. Vá lá que isso não me tirou o sono e eu já dormia há horas. lol

Beijos

Anónimo disse...

Para que conste, só vim aqui porque já tinha esgotado tudo o resto que poderia fazer aquela hora. Mas se é para ser tratada desta maneira, então adeusinho, sim!

A tua anónima