terça-feira, 9 de agosto de 2011

Outra coisa para me ralar. Desta vez são as minhas gatas. Resolvi levá-las há 2 semanas à veterninária para as esterelizar porque a pílula fazia-lhes mal e o cio delas fazia-me mal a mim, já que não lhes aturava os mios. Pois bem, uma coisa que parecia simples, complicou-se. Era suposto, desde o dia em que as fui buscar, fazer-lhes a limpeza da ferida com betadine, aplicar-lhes em cima b-pantene e esperar, sentado, 10 dias até ir de novo à veterinária para que esta lhes retirasse os pontos. Era, de facto, simples. Para os outros, para mim nada é simples. Embora suspeitasse, muito ligeiramente, que a Pipoca Mailinda não teria a ferida nas melhores condições, estava convicto de que a Zarinha estava óptima. Era uma questão de ir, retirar os pontos e regressar feliz e contente com as gatas para a continuação das férias. Mal chego, apresento a Pipoca à veterinária:
-MAS O QUE É ISTO???
Eu, semi-desvairado:
- Não está bem???
Ela: ISTO ESTÁ TUDO INFECTADO!!! E  a outra, como está? Igual???
Eu: NÃAAAAAAAAO. A Zarinha tem a ferida com bom ar.
Ela (a tirar a gata da caixa e a olhar atentamente para a zona afectada da bicha...): MAS ESTA AINDA ESTÁ PIOR!!!
Eu (já aflito): A Zarinha também não está bem????

Enfim, depois de duas horas de roda das bichas a tentar limpar-lhes as feridas, com elas a soprar por todos os lados e a doer-lhes porque não podiam levar anestesia já que tinham resolvido tomar pequeno almoço antes de sair de casa (elas não queriam mas eu disse-lhes para comerem porque íamos demorar muito tempo), levei um raspanete da veterinária e agora estou com as gatas muito mal. Ela não me tinha avisado para esfregar as zonas feridas (para limpar), logo eu limitava-me a despejar o frasco de betadine para a ferida e depois aplicar o b-pantene. E fazia isso sempre de manhã e à noite, segundo as recomendações. Não era assim.

Estão a antibiótico. 3 comprimidos por dia e mais antibiótico para aplicar localmente. A veterinária disse que a situação da Zarinha é pior porque até tem tecido morto na zona. Eu? Eu estou em cuidados, claro. E sinto-me culpado.

B. e A.

8 comentários:

Kika disse...

Bepanthene. Corrija-se, sff. Eu sou da àrea e por isso sei.

Miriam Rose disse...

Amigo, fique tranquilo. Você não fez de propósito e esses bichinhos são danados para se recuperarem, viu? Quando castrei meu gatinho, deixei ele ainda meio grogue da anestesia em cima da cama que era onde ele adorava ficar e o danado me despencou lá de cima... quase enfartei! Hoje ele está lindo!!! Pipoca ficará bem e a irmazinha tbm... pode apostar! Bjs

Isabel Preto disse...

Eu também ando para levar a Kitty fazer o mesmo, mas é tanto dinheiro! E agora, ao ler isto, fiquei mais preocupada. Acho k vou aguentar os miados +uns tempos:)
Melhoras das gatinhas.

ANDARILHO disse...

P/ Kika:

Tanto sabes e és tão da área que foi por um triz que as gatas não ficaram hospedadas na tua casa durante estes dias. Julguei que ainda não cá estavas. Dar-se-iam todas muito bem. Em especial a Pipoca Mailinda, que é um doce de gata. :)

ANDARILHO disse...

P/ Miriam Rose:

É que não há dono mais cuidadoso do que eu. Não percebo mesmo como foi aquilo acontecer às gatas. Logo a mim. E sim, as gatas já estão melhores. :)

ANDARILHO disse...

P/ Isabel Preto:

Pois eu acho que não faz mal. Podes levar a Kitty à operação. A única coisa que tens de fazer é LIMPAR COM TODA A FORÇA a zona dos pontos. Esse foi o pormenorzinho que me escapou...

carla disse...

Ola Zé. A culpa não foi tua mas sim da VET. A minha menina andou a tomar antibiótico desde a operação. Não tive que lhe esfregar a costura.E ficou tudo bem... BJ

ANDARILHO disse...

P/ Carla:

Mas as minhas gatas também tomaram antibiótico a seguir à operação. O mal não foi esse, foi a má limpeza mesmo. Depois voltaram a tomar outro antibiótico durante 7 dias por causa dos pontos infectados. Agora estão finas. :)

Bj