quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Por acaso tive de ir procurar o meu passaporte e deparei-me com a validade expirada desde a semana passada. A minha sorte são estes acasos, de outro modo no dia do voo, em plena alfândega, é que me iriam confrontar com um "volte para casa JÁ!".


Fui à net pesquisar os documentos necessários para a renovação, o prazo de entrega e o preço (65 euros!!!!). Entretanto vi também que se tinha de devolver o passaporte antigo pois caso não o fizesse teria de pagar 40 euros. Fiquei num desgosto que só visto. Gosto de abrir o passaporte e ver os carimbos. Acabo sempre por me transportar em pensamento para os sítios em que eles foram feitos.


Hoje, depois de duas horas na fila de espera, em que aproveitei por dar volta a toda a baixa de Portimão, fui finalmente atendido e foi-me logo pedido o passaporte anterior. E eu, com um ar de cachorro abandonado (sei fazer muito bem este ar quando me convém, ganhava inclusive um Óscar) lá perguntei à senhora, ao mesmo tempo que lhe entregava o passaporte para as mãos:
- Tenho mesmo de entregar?
- Se o prazo ainda não acabou ou se tiver vistos activos terá de o entregar ou pagar a multa de 40 €.
Olhei num ápice para os vistos, para me certificar que já estava tudo caducado e respondi à velocidade da luz:
- Fora de prazo: vistos e passaporte!!!!!!!!!!
- Então pode dizer que não sabe dele e não entregar.
A senhora que já estava com o passaporte na mão lá o viu confiscado num piscar de olhos. Prontamente disse-lhe:
- Olhe, não sei do passaporte, mas está tudo fora de prazo, eu garanto!

Depois lá passámos à fase seguinte, tirar fotografia.

Posicionei-me em frente à máquina e num instante ela tirou-me a foto.
- Nem pense que eu vou ficar com esta foto.

Felizmente a senhora com estes enredos todos já estava bem disposta.
- Vou ter de tirar outra?
- Vai ter de tirar todas as que forem preciso até eu ficar com um ar minimamente aceitável.
- Mas esta até estava bem...
- Impressão sua, vamos a outra.
Ao fim de três, aprovei.

Para a semana está pronto.
B. e A.

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto, continuo a seguir-te e a surpreender-me sempre. Onde vais buscar o dinheiro para Marraquexe?
é surpreendente. Um abraço. Ass: o homem que continua com medo dos bandidos.
Estava eu a pensar em dar um salto a Hamburgo...mas onde andam os euros...

ANDARILHO disse...

P/ Homem medroso:

Olha nem eu sei onde vou arranjar o dinheiro. De qualquer forma a viagem era barata.

Hoje o Carlos também estava a ver viagens para Hamburgo. Não sei se comprou. Se comprar, de certeza que não vai ser aos preços que tu compras. Mas tu estás podendo...

Abraço. :)