domingo, 8 de junho de 2014

Uma vez li um post acerca dos vários sentidos de humor. Há muitas pessoas com sentido de humor e com humores que não têm nada a ver connosco. Muitas vezes as piadas e o motivo de risota de uns, para mim são uma seca.
A primeira coisa que me prende a alguém é  precisamente isso. Gosto de conversar tempos sem fim com pessoas que estão a ironizar tudo, a imaginar cenários possíveis e disparatados. E gosto de ser surpreendido. A piada está precisamente aí, no improvável. Estimula-me. Lembro-me de levar montes de tempo nestes disparates com a minha ex-mulher (noutros tempos em que nos achávamos piada). Gosto tanto quando percebem à primeira que o que estou a dizer é no gozo e me respondem no mesmo tom, como detesto quem nunca percebe. Quem nunca percebe o meu tom ou fica na dúvida, não me estimula. Não há nada pior do que ter de andar a desfazer tudo e dizer: eu estava a brincar, não era a sério... Nada a fazer, o interesse foi pelo cano.

Não se pense que sou do tipo de andar a dizer anedotas e muito menos de achar piada a quem as conta. Não faz o meu género. Eu rio-me das coisas do dia-a-dia, do ridículo das situações e muitas vezes do ridículo das situações onde me incluo. Sou muito observador de pormenores e apanho todos os tiques ou jeitos que caracterizam as pessoas. Brinco com isso e aplico a mim mesmo. Tenho perfeita noção das coisas disparatadas que faço e digo e muitas vezes gozo comigo mesmo.

Às vezes, poucas, encontro pessoas com o meu tipo de humor. Não são muitas, mas são aquelas que dizem as coisas com ar sério e que eu identifico imediatamente o tom irónico.

Num dia destes à noite, não sei como não tive um acidente. Eram mais ou menos duas da manhã e vinha eu no carro com uma pessoa. Deu-me um ataque de riso de tal ordem que tive de encostar o carro. Os dois mortos de riso. Daquelas gargalhadas em que já nem se consegue respirar e que fazem doer a barriga. Gosto disto.
B. e A.

2 comentários:

Lina Ribeiro disse...

Estava a ver-me fazer isso... ou fazer xixi pelas pernas abaixo também é válido!!

Lina

ANDARILHO disse...

P/ Lina Ribeiro

Isso é uma coisa em que sempre nos entendemos. Percebemos logo as ironias um do outro e respondemos no mesmo tom. :)
Olha que não é fácil.